Como preparar papas de fruta e cereais para bebés | Receita


Como preparar papas de fruta e cereais para bebés 

Como alguns de vocês já sabem, em Outubro do ano passado fui mamã do Lourenço. Passados 10 meses, chega agora um post a pedido de alguns seguidores, que têm dúvidas sobre como preparar as papas dos seus pequenos em casa.

Neste post, partilho com vocês uma receita base, que podem depois adaptar consoante os gostos e as idades dos vossos filhos. 

Em primeiro lugar, decidi escrever este post porque considero que as papas caseiras, quando bem feitas (ou seja, equilibradas a nível nutricional) são uma opção muito mais saudável e económica às papas de pacote. Felizmente, existem cada vez mais marcas de papas para bebés preocupadas em oferecer produtos de qualidade, biológicos e sem açúcares adicionados, bem como sem conservantes artificiais. Este é mesmo um ponto importante no que diz respeito à saúde e desenvolvimento das nossas crias.

Nem sempre consigo ter disponibilidade para preparar as papas do Lourenço em casa, mas posso dizer que cerca de 80% das papas que ele comeu até agora foram feitas por mim. Para SOS, tenho sempre por casa algumas papas de compra biológicas e sem açúcares adicionados.

O segundo motivo pelo qual vos quis escrever este post era precisamente para vos mostrar o quão fácil (e rápido!) é preparar as papinhas em casa! Para começar, só precisam de um cereal integral à vossa escolha e de uma fruta. Começando pelo cereal, este pode ser em flocos ou em farinha, sendo que a preparação em ambos os casos é muito idêntica. A única diferença é que com a farinha ficam logo com uma papa cremosa e homogénea e com os flocos podem sentir necessidade de triturar tudo no final para homogeneizar.  Em relação à fruta, têm um sem fim de possibilidades! Podem utilizar qualquer fruta da época, de preferência madura para adocicar naturalmente a papa. Exemplos: pêra, maçã, banana, figos, ameixa, pêssego/nectarinas, mirtilos, melão, manga, abacate. No caso de usarem uma fruta mais rija e que necessite de cozedura prévia, adicionem logo a fruta no tacho juntamente com a água e o cereal, para cozer. Por outro lado, se a fruta já for suficientemente mole (como a banana e o abacate, por exemplo), basta que esmaguem e adicionem apenas no final da preparação. Podem optar por usar apenas uma fruta e um cereal na preparação da papa, ou um mix (por exemplo, duas frutas e dois cereais).

Para além da fruta fresca, podem também adicionar outros ingredientes para aumentar o valor nutricional da papa e dar-lhe um sabor diferente (ninguém gosta de comer o mesmo todos os dias e os bebés não são excepção), como coco ralado, baunilha, canela, alfarroba ou frutos secos moídos (para bebés a partir dos 8/9 meses). Podem ainda adicionar frutas secas, como as tâmaras, figos e alperces, que funcionam como adoçantes naturais. Mas atenção ao uso destas frutas! Ao comprarem, confirmem que não têm açúcares adicionados. Queremos apenas o açúcar natural da fruta e nada mais.

Acima de tudo, sejam criativos na hora de pensar nas refeições dos vossos filhotes, procurando variar ao máximo a composição das papas.

Papa de pêra e cereais 
(a partir dos 6 meses)


































Ingredientes biológicos
2 colheres de sopa de farinha ou flocos de cereais integrais*
3 pêras pequenas, maduras
1 pitada de baunilha em pó bourbon
água q.b. (ou em alternativa, podem fazer com o vosso leite)
Toppings:
1 figo maduro
coco ralado

* Nesta receita, usei uma farinha biológica pré-cozida a vapor de arroz integral, quinoa e feijão azuki. No entanto, a mesma receita funciona com outros tipos de farinhas integrais ou flocos de cereais integrais, como a aveia, a quinoa e o trigo sarraceno.


Preparação
Num tacho pequeno, coloque a farinha/flocos de cerais e as pêras cortadas em pequenos pedaços. Adicione 1/2 copo de água. Leve o tacho ao lume (médio/baixo), mexendo sempre. Adicione mais água (a gosto) à medida que a anterior for sendo absorvida, até que a papa fique com uma consistência bem cremosa. Ao mesmo tempo, esmague os pedaços de pêra (que entretanto cozeram) com a ajuda de um garfo, para obter uma papa homogénea. 

Deixe a papa arrefecer um pouco e transfira-a para uma tigela. Adicione coco ralado numa das metades da taça e um ou dois figos maduros, sem pele e em pedaços pequenos, na outra metade.

Deixo-vos a sugestão de alguns artigos giros e utilitários para usar na hora da refeição com os nossos filhos (clicar por cima do artigo para mais informação):

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário